Alexandre Silva

Guia de turismo

Possui graduação em Lazer e Turismo pela Universidade de São Paulo – USP (2010), sendo seu trabalho de conclusão de curso intitulado "Políticas Públicas de Planejamento Turístico no Município de Salesópolis (SP)". Durante a graduação iniciou seus estudos relacionados a História do Município de Salesópolis, em especial a Estrada Dória e suas possibilidades para o turismo, tendo realizado sua iniciação científica, entre os anos de 2007 e 2008, sobre o tema, intitulado "Rota do Sal: proposta de roteiro turístico na antiga Estrada Dória, entre Salesópolis e São Sebastião (SP)". Sobre o tema apresentou trabalhos no VII Congresso Nacional de Ecoturismo e do III Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (2009, Aracruz-ES), 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica (2009, FEUSP-SP) e 1º Simpósio Internacional de História Pública: a História e seus públicos (2012, FFLCH-USP-SP). Tem experiência na formatação e aplicação de roteiros turísticos educativos, bem como na capacitação de monitores para este perfil de roteiros, tendo sido Coordenador do Projeto "Recreatur: Roteiros Culturais e Históricos", projeto apoiado pela Lei de Incentivo a Cultura, desenvolvido no distrito do Jaraguá (São Paulo-SP), pela OSCIP Passatempo Educativo (2009). Tem experiência também na área de Planejamento Turístico, tendo desenvolvido trabalhos relativos a Análise da Oferta Turística das Regiões Administrativas de Bauru, Sorocaba, Registro, Santos e São Paulo no Plano Estratégico de Turismo para o Estado de São Paulo (FUNDAC, 2011) e também na Análise da Oferta Turística do Polo Maciço do Baturité, nos Estudos de Mercado dos Polos Turísticos do PRODETUR Nacional no Ceará (IPETURIS, 2011). Participou da elaboração da Rota Turística Padre Dória que liga Salesópolis a Ilhabela, Salesópolis a Aparecida do Norte, e Salesópolis ao Pateo do Colégio, junto a empresa ECOTUR, além de realizar capacitação de guias e monitores e acompanhamento do respectivo Roteiro.

Edson Araujo Ferreira

Guia de turismo

Em 1995 iniciou suas atividades em Salesópolis SP na Empresa Ecotur – Turismo Eco-Pedagogico “Nascente do Tietê”, atuando como Guia de Turismo Pedagógico e coordenador de projetos de Estudo do Meio. Formado em Guia Nacional e America do Sul e Guia Regional SP. Também atua na empresa CVC, iniciando suas atividades em 2000 com o Turismo Rodoviário Nacional, e em 2003 na América do Sul, nos Roteiros Lagos Andinos (Chile e Argentina), Quatro Bandeiras (Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai) e Mundo Inka (Peru). No ano de 2011 entrou para o quadro de guias da GPS fazendo viagens para Europa nos Roteiros Itália Alpes Paris, Itália e Costa Azul e Itália para Brasileiros. Familiarizado com o Turismo Corporativo, tendo participado em alguns eventos nacionais e internacionais com brasileiros. Tendo facilidades em comunicação nas linguas espanhol, inglês e italiano. Atuou como professor no Colégio São José de Ribeirão Pires- SP e no SENAC –SP, ambos na capacitação e formação de jovens na área do turismo.

Lineide Menezes da Silva

Guia de turismo

Guia de Turismo Nacional e America do Sul e Licenciatura em Pedagogia, além de capacitação complementar: Pesquisa em Zoologia - A Biodiversidade na USP, Gestão Sócio Ambiental - Bio Bras, Patrimônio Natural e Cultural - Senac, Monitoria e Recreação em Ambientes Naturais - Senac, Oficina de Leitura “Monteiro Lobato”- ECOFUTURO, Meio Ambiente e Educação Ambiental – EAD. Atua na Ecotur desde 2002 como Guia de turismo e Educadora em estudo do Meio no acompanhamento de grupos escolares e melhor idade. Realiza elaboração de Roteiros, Projetos Pedagógicos e capacitação de Educadores e Recreacionistas na Empresa. Também atua desde 2004 na Empresa CVC OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS como Guia de Turismo no acompanhamento de grupos em diversos Roteiros pelo Brasil e America do Sul como: Cidades Históricas(MG), Campos do Jordão (SP), Rio de Janeiro(RJ), Petrópolis(RJ), Curitiba(PR), Foz do Iguaçu(PR), Serras Gaúcha (RS), Argentina-Patagonia, Bariloche, Buenos Aires, Punta Cana(Mexico), Cicuítos pelo Nordeste, entre outros locais.. É integrante da Associação Lar Terra de Resgate Cultural e Educação Ambiental desde 2006, ministrando oficinas de meio ambiente, artesanato com produtos recicláveis, curso de Turismo Regional e elaboração de Projetos e Roteiros Turísticos. Em 2013 iniciou atividades junto ao Programa Projovem - Instituto ALOE, como Educadora do Curso de Turismo e Administração.

Simone dos Santos Barbosa

Guia de turismo

Formada em Técnico em Turismo e Guia de Turismo Nacional, além de participar de diversas capacitações: Gestora Sócio ambiental, Mananciais da RMSP – CETESB, Uso Público em Unidades e Conservação e o Eco Mercado de Trabalho – Instituo Florestal, Oficina de acessibilidade e inclusão de públicos especiais – 2010 – Fundação da Energia e Saneamento. Na empresa Ecotur – Nascente do Tietê Turismo Eco Pedagógico atua no segmento do turismo eco pedagógico, nos mais diversos roteiros estaduais e interestaduais, para grupos de todas as idades. Realiza elaboração de roteiros pedagógicos, acompanhamento de grupos, orientação dos roteiros selecionados, valorização da cultura regional e elaboração de conteúdo pedagógico voltado para grupos escolares.